COVID-19
A evolução da pandemia COVID-19 deve merecer a máxima atenção de toda a Universidade e naturalmente por parte do Conselho Geral. O modo de funcionamento dos 1º e 2º semestres do ano letivo 2020/21 depende da evolução da pandemia e, em particular, das determinações e informações que venham a ser oficialmente estabelecidas pelo Governo e pelas autoridades de saúde. Mas depende, igualmente, de definições claras estabelecidas pela Reitoria e Presidentes de Escola e de atuações pró-ativas para minimizar os efeitos da pandemia.
É muito importante uma coordenação eficiente dos processos e procedimentos envolvidos na prevenção, resposta e mitigação da pandemia, minimizando o seu impacto nos estudantes, docentes, investigadores, bolseiros e pessoal técnico, administrativo e de gestão, mantendo a confiança na Instituição. É fundamental a informação ser disponibilizada em diferentes locais, desde a página da UTAD até aos pontos-chave de todos os edifícios, com sinalética adequada. É essencial manter a Academia informada com toda a transparência, de um modo regular e em tempo útil. Informação clara e objetiva. O site da UTAD deve constituir um meio fundamental de divulgação de informação específica a toda a Academia e apontando medidas de proteção e controlo da doença.
Algumas recomendações:
- Envolver a Comissão de Biossegurança como entidade interlocutora entre as informações da DGS, a Reitoria e a Academia, devendo o Grupo de Acompanhamento da COVID-19 ter um Médico de Saúde Ocupacional.
- Atualizar o plano de contingência mediante a alteração da situação geral.
- Completar o Site da UTAD tornando-o o mais completo possível com grande destaque sobre a temática COVID-19:
- incluir a atualização regular da informação (nº total de casos de infeção por SARS-CoV-2; nº de casos recuperados);
- incentivar a instalação da aplicação STAYAWAY COVID;
- reforçar as informações básicas de prevenção.
- Apelar ao cumprimento das normas e recomendações de proteção contra a COVID-19 fora do contexto letivo.
- Simplificar a comunicação à UTAD, por parte dos alunos, no caso de suspeita, isolamento profilático e caso positivo.
- Organizar as respostas e esclarecimentos em tempo útil por parte do mail oficial da UTAD: covid19@utad.pt.
- Planear medidas a serem tomadas perante as condições expectáveis determinadas pelo Inverno rigoroso em Trás-os-Montes.
O próximo Conselho Geral deve acompanhar e promover a avaliação regular, de uma forma periódica, sobre o funcionamento de todo o processo de prevenção, controlo e evolução da pandemia na UTAD, recomendando medidas pró-ativas de adaptação à nova realidade.