A UTAD e a extensão de Serviços à Comunidade
A extensão é, a par do ensino e da investigação, um dos pilares da atividade universitária. A transferência sistematizada de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e a sociedade conduz à democratização dos saberes académicos, à aplicação de conhecimentos e competências e à participação efetiva da Universidade na vida da comunidade.
Como visão do conselho Geral sobre a dinamização dos serviços de extensão, propomos:
- Garantir o apoio jurídico, administrativo e contabilístico para a dinamização e contratualização de prestação de serviços, tendo como objetivos a procura simultânea duma melhor proteção do docente, da UTAD e o adequado cumprimento do plano de trabalhos e da execução financeira dos centros de custos pelos docentes responsáveis.
- Divulgar a capacidade da UTAD nos vários domínios científicos de modo a captarem o interesse dos agentes económicos, designadamente entidades privadas e públicas.
- Promover a realização de trabalhos de extensão universitária com captação de receitas próprias através de incentivos previstos no ECDU, com o reconhecimento devido na avaliação de desempenho dos docentes ou no âmbito da DSD.
- Impulsionar a certificação de laboratórios e serviços para incremento da competitividade.
- Pugnar para que o Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, Regia Douro Park, não se dissocie da atividade da UTAD, atuando eficazmente como agente incubador e polo de apoio às empresas, destinado a uma transferência mais abrangente de conhecimentos e tecnologia.
- Monitorizar o impacto dos serviços de Extensão na comunidade e na Universidade.
A UTAD deve ser um agente de transformação da sociedade com impacto no desenvolvimento local, regional e nacional. Para isso é necessária a definição de uma política de extensão universitária que dê resposta às necessidades dos stakeholders e da realidade envolvente.